Notícias Governos trabalham na prevenção da dengue

Governos trabalham na prevenção da dengue

Publicado: 21/10/2008 15:34 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Com a chegada das chuvas, a dengue é um problema que preocupa o governo e a população brasileira. Para se prevenir dessa ameaça, os governos, tanto o federal e o distrital, já estão tomando as devidas providências. O ministério da Saúde vai investir R$ 1 bilhão no combate e prevenção da dengue.

Esse dinheiro será utilizado no enfrentamento do mosquito; em campanhas publicitárias a serem veiculadas; na compra de equipamentos e veículos, para reforçar a estrutura já existente nos estados. Além disso, parte será utilizada na compra de máquinas, que servirão para as equipes de vigilância em campo; para folha de pagamento de agentes de saúde, lotados nos municípios que trabalham com vigilância e municípios considerados prioritários dentro da estratégia nacional de combate à doença.

No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde também começou a realizar trabalhos de prevenção à dengue. A campanha no DF conta com a participação de agentes e operários da administração de Brasília, que estão visitando residências e demais imóveis  da região.  A administração faz um trabalho paralelo, recolhendo lixos e entulhos.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a região Centro-Oeste tem a maior incidência em casos de dengue, sendo que o Distrito Federal  apresenta baixa incidência  em relação aos outros estados.

Sobre a Doença

A dengue é uma doença causada por vírus, que é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são semelhantes ao da gripe; febre alta, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, vômitos, náuseas, dor abdominal e manchas vermelhas.

Nos casos de suspeita de dengue recomenda-se a não tomar nenhum medicamento e o paciente deve dirigir-se ao posto de saúde mais próximo de sua casa, já que é uma doença que, se não for tratada, pode matar. (Assessoria de Comunicação da Capes)