Notícias Capes irá oferecer programa de Mestrado e Doutorado a servidores

Capes irá oferecer programa de Mestrado e Doutorado a servidores

Publicado: 04/11/2008 09:08 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, apresentou, na última sexta-feira, em reunião com diretores da fundação e assessores, as primeiras informações acerca do projeto de implantação do programa de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) para servidores da Capes. O objetivo é oferecer oportunidade de qualificação profissional e intelectual, proporcionando ganhos ao servidor e à organização. De acordo com Guimarães, a idéia é avançar com rapidez na formatação do programa para iniciar as primeiras turmas o quanto antes.

O curso a ser ofertado aos servidores é parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, programa de interação ampla entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O programa tem nota 7 (máxima) nas avaliações da Capes.

O responsável pela apresentação prof. Diogo Souza, que coordena o programa, explicou o sistema de funcionamento dos cursos e apresentou alguns números que demonstram o sucesso da pós-graduação em Educação em Ciências.

De acordo com ele, dos oito alunos de mestrado matriculados em 2005 e sete matriculados em 2006, todos defenderam a dissertação dentro do prazo de 24 meses, tendo submetido seus resultados a, pelo menos, uma publicação indexada nacional ou internacional. O professor garante, ainda, que todos os 14 alunos matriculados em 2007 defenderão em 2009. O professor atribui os resultados à dedicação dos alunos e ao compromisso dos orientadores.

As linhas de pesquisa do curso são: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa; produção científica e avaliação de produtividade em ciência; implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos e as tecnologias educativas no processo de aprendizagem (ensino a distância).

Segundo Diogo Souza, uma das idéias centrais "é que o aluno/pesquisador possa não sair do seu local de estudo/trabalho". A idéia acopla-se perfeitamente à realidade da Capes, que dispõe de uma ampla base de dados, cujo estudo e análise podem acrescentar informações importantes na formulação de políticas públicas e na definição de ações estratégicas da própria fundação.

A idéia foi recebida com entusiasmo pelos presentes, que elogiaram a iniciativa do presidente da Capes. Não há ainda definição sobre número de vagas ou critérios de seleção. Jorge Guimarães informou que outras reuniões serão realizadas para dar formato ao projeto. Em seguida, será feita divulgação entre os servidores.