Notícias Dia da consciência negra tem programação no Distrito Federal

Dia da consciência negra tem programação no Distrito Federal

Publicado: 21/11/2008 08:55 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em 364 municípios, de 12 estados , as pessoas pararam para refletir sobre a discriminação racial. Os dados são da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.

No Distrito Federal, as comemorações começaram na segunda-feira, 17/11, no auditório da Seppir (Esplanada dos Ministérios, Bloco A - Térreo - Brasília - DF) com apresentação de dança negra contemporânea e palestra sobre a participação do negro nos movimentos culturais do Distrito Federal.

A programação segue em Taguatinga até sexta-feira. No Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), vão acontecer oficinas de bonecas negras, apresentação de grupo multiétnico, palestras e debates.

O ciclo termina em 29 de novembro, com o abraço simbólico à Prainha, além de uma feijoada e eventos no Espaço 35, em Brazlândia.

Dia de luta

A data de 20 de novembro de 1695 é considerada o dia no qual foi morto Zumbi, líder da resistência dos escravos reunidos no quilombo de Palmares, hoje em Alagoas. Em 2003 foi oficialmente reconhecido pela lei federal nº 10.639, e representa um momento de reflexão e conscientização sobre a importância do povo africano na formação cultural brasileira.
Iniciativas de reconhecimento.

No Congresso Nacional, está em tramitação o Projeto de Lei nº 4.437/04, que pretende instituir o dia 20 de novembro, como feriado nacional. A proposta está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ainda não tem data para ser votada.

Parabéns a todos nós brasileiros!