Notícias Novos sistemas atualizam informática da Capes

Novos sistemas atualizam informática da Capes

Publicado: 26/11/2008 10:35 Última Atualização: 30/04/2013 17:50
Quem tem medo do "sistema"? Essa palavra anda meio desgastada; carrega o peso de ser uma organização enorme e invisível, que age dominando nossas vidas, geralmente atrapalhando nosso dia-a-dia. Teve até série de TV reforçando essa idéia.

Mas não é bem assim.

Aqui na Capes, o pessoal da informática sua a camisa para atualizar nossos sistemas, para não só dormirmos mais tranqüilos como também agilizarmos nossas tarefas.

Conheça as novidades que essa galera antenada está para tirar do forno.

Novo Sistema de Análise de Demandas (SAD)

É o responsável, entre outras coisas, pelas inscrições em programas da Capes, como solicitações de bolsas. De um lado, vai permitir que o usuário externo submeta seu formulário via internet por meio do portal e ainda por cima possa acompanhar o andamento do processo de qualquer lugar do planeta. Para nossos colegas da Capes, provê a possibilidade de registro de análises tanto técnicas quanto de mérito dessas demandas. Já funciona para alguns programas, mas outros estão em fase de testes.

Serviço de Prestação de Contas (SPC)

Uma das maiores dores de cabeça da Capes está com os dias contados. O novo SPC, que deve entrar em operação no início de 2009, vai reduzir a circulação da papelada envolvida na comprovação de gastos por parte dos beneficiários de programas da Fundação.

O processo será acompanhado via formulários eletrônicos acessados ao mesmo tempo pelos diversos setores envolvidos. O beneficiário recebe login e senha, e pode preencher os campos à medida em que os gastos são feitos, poupando tempo. Ao final, envia o resultado via internet, não esquecendo a cópia impressa e assinada, anexada a notas fiscais e recibos. De posse de todas essas informações, a Capes analisa e manda a aprovação via e-mail e carta.

Impresso? Carta? Mas o papel não seria eliminado? Não dá pra abrir mão das assinaturas nem das notas originais. O que o novo SPC faz é acabar com a necessidade de os formulários passarem de mão em mão ao longo do processo. Assim, as várias pessoas envolvidas na análise podem trocar figurinhas em tempo real sobre detalhes da prestação. Além disso, vários problemas podem ser identificados pelo próprio sistema, que informa ao beneficiário o que deve ser corrigido, agilizando correções e evitando desgastes institucionais.

Auxílio de Avaliação Educacional (AAE)

O Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) é outra "mão na roda" para evitar tráfego de papel e erros humanos. A exemplo do SPC, o sistema AAE vai facilitar o intercâmbio de informações através do uso da rede de computadores; neste caso, sobre pagamentos de benefícios aos pesquisadores que atuam como avaliadores. Cada pessoa pode receber até R$ 20 mil por ano, somando os benefícios pagos por INEP e Capes. Assim, para realizar este controle, os dois órgãos trocam mensalmente livros e CDs com planilhas contendo relatórios dos pagamentos. Ou seja: papel, papel, papel.

Com o AAE, todo o trânsito de planilhas impressas e gravadas em discos será completamente substituído por um workflow; ou seja, um fluxo de trabalho eletrônico em rede, no qual os setores de ambos os órgãos inserem os dados e podem acompanhar as etapas em tempo real.

Portal Periódicos

Esse não é novo, mas vai ficar tão diferente que muita gente pode nem reconhecer. O mais famoso recurso on-line da Capes agora poderá ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de login e senha pessoais. Atualmente, o portal está disponível apenas em alguns computadores de instituições cadastradas. Além de aumentar exponencialmente a utilização, esta modalidade de acesso vai possibilitar a customização das páginas de acordo com os interesses de quem acessa. Outro resultado disso será a elaboração de estatísticas de utilização fiéis, facilitando, entre outros benefícios, a incorporação de novos periódicos.

Como se não bastasse, o portal vai ganhar um poderoso mecanismo de buscas, semelhante aos mais utilizados da internet, mas ainda mais poderoso. Ao invés de consultar apenas os nomes das revistas, como acontece hoje, será possível buscar palavras dentro dos artigos. A busca poderá ser simples, para usuários eventuais, e avançada, para pesquisadores experientes.

Layouts

Atendendo a uma portaria do MEC, o portal da Capes e a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) devem usar a tecnologia Joomla, que facilita o gerenciamento de conteúdo de maneira muito simplificada. Após a intranet e o site, o pessoal vai partir para a padronização de documentos.

Este sistema é de código aberto, de maneira que os usuários podem contribuir com seu desenvolvimento, tornando a ferramenta ainda mais poderosa. E o melhor: o Jomla é gratuito. A equipe de informática também dá sua contribuição, traduzindo diversos componentes.

A nova "cara" da Capes resgata as cores azul e verde, que estavam meio de lado desde a última atualização, no fim de 2006. O resultado pode ser conferido no primeiro trimestre de 2009.