Notícias Dia Mundial de Luta contra a Aids

Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicado: 01/12/2008 14:45 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Preconceito

"Há uma coisa dentro de mim, contagiosa
e mortal, perigosíssima, chamada vida,
lateja como desafio".

Herbert Daniel que morreu no
ano de 1992 em decorrência da AIDS.


A Ciência Brasileira vem progredindo com conquistas em relação á garantia do tratamento à epidemia do HIV e AIDS e o aumento da sobrevida dos pacientes, que dobrou entre 1995 e 2007. O tempo médio de sobrevida saltou de 58 meses para mais de 108 meses no período. Mas o que não vem acompanhando esses passos é o preconceito contra os portadores da doença. O Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde fez uma pesquisa com cerca de 8 mil brasileiros. Dados parciais mostram que permanece um comportamento excludente da população aos portadores:

  • 13% acreditam que uma professora portadora do vírus da AIDS não pode dar aulas em qualquer escola;
  • 22,5% afirmam que não se pode comprar legumes e verduras em um local onde trabalha um portador do HIV;
  • 19% acreditam que, se um membro de uma família ficasse doente de aids, essa pessoa não deveria ser cuidada na casa da família.

aids

Para cuidar e tentar uma reflexão desse problema, o Programa Nacional de DST e AIDS preparou uma intervenção urbana - "O preconceito isola" - para o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), na Praça dos Três Poderes. O Programa Nacional de DST e AIDS convidou o grupo Teatro do Oportuno, que já trabalha com este tema há 5 anos. Hoje, 1º, um dos atores ficará até as 18 horas dentro de uma bolha transparente, apenas acontecendo uma comunicação verbal. "De uma maneira bem interessante, a gente tem observado que as pessoas chegam para acolher ele" comentou Ana Flávia Garcia, participante do grupo Teatro do Oportuno .Ele vai estar recebendo alimentos através de uma abertura na bolha. No site AIDS Media Center estará transmitindo ao vivo toda movimentação ator enquanto ele estiver dentro da bolha. Algumas Instituições, Escolas e várias pessoas já visitaram a Praça dos Três Poderes, participando desta campanha. Perto da "bolha" existem microfones, onde as pessoas que estiverem visitando poderão dizer o que quiserem sobre o assunto. O objetivo projeto Bolha é levantar o debate sobre a exclusão vivida por quem tem o HIV ou sofre qualquer outro tipo de preconceito. Em que momento você também pode ser o homem que está dentro da Bolha? Ministério da Saúde irá anunciar o aumento de disponibilidade dos Testes de HIV. E ainda hoje, ocorrerá uma audiência com o Presidente Lula que irá encontrar com as pessoas que portam HIV.

"Sexo não tem idade. Proteção também não"

Homens acima dos 50 anos são tema da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano. Com o slogan "Sexo não tem idade. Proteção também não", serão abordados assuntos ligados à sexualidade, como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50. A análise da série histórica da epidemia mostra que a taxa de incidência entre pessoas acima dos 50 anos dobrou entre 1996 e 2006. Passou dos 7,5 casos por 100 mil habitantes para 15,7. A maioria dos casos de aids, porém, ainda está na faixa etária de 25 a 49 anos.