Notícias Dengue: É preciso prevenir

Dengue: É preciso prevenir

Publicado: 30/12/2008 09:03 Última Atualização: 30/04/2013 17:50
As chuvas já chegaram ao território brasileiro e junto com ela alguns problemas característicos dessa época, como a dengue. Uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypt,i que em países tropicais tem uma proliferação maior. Isso porque a temperatura nesses países favorece o aparecimento de criadouros do Aedes aegypti.

O Brasil ainda sofre com essa ameaça, o mosquito se prolifera por meio da água parada e limpa, principalmente nesta época do ano. A melhor forma de combater a doença é trabalhar na sua prevenção. É necessário que cada um faça sua parte na luta contra a dengue. A melhor forma de combatê-la é eliminando os focos de dengue, que podem ocorrer em qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa.

A prevenção exige a participação de todos, que deverão tomar ações de prevenção contra a proliferação do mosquito como manter a caixa d'água sempre fechada, não deixar água acumulada sobre a laje, manter bem tampados tornéis e barris, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, guardar os pneus em local coberto, manter a lixeira bem fechada, encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas. E não se esqueça que o importante é não deixar a água parada. Com a contribuição de todos é possível impedir que o mosquito se prolifere.

imgDengue

Sobre a Doença

A dengue é uma doença causada por vírus, que é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são semelhantes ao da gripe: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, vômitos, náuseas, dor abdominal e manchas vermelhas.

Nos casos de suspeita de dengue, a pessoa não deve tomar nenhum medicamento e dirigir-se ao posto de saúde mais próximo de sua casa, já que é uma doença séria que, se não for tratada, pode matar. (Assessoria de Comunicação da Capes)