Itamaraty concede grau de Comendador ao presidente da Capes
O Ministério das Relações Exteriores agraciou nesta quinta-feira, 7, com a medalha de grau de Comendador do Conselho da Ordem de Rio Branco o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.
Instituída em 1963, a Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O objetivo é de distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas e assim estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. A Ordem recebeu esse nome em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco.
A Ordem consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O grau de Comendador é agraciado a professores catedráticos, cientistas, presidentes de associações literárias, científicas, culturais, funcionários de igual categoria do serviço público federal entre outros.
Na ocasião, Guimarães afirmou que esse reconhecimento é o resultado de todo um trabalho da Capes e da qualidade da pós-graduação no Brasil.