Pense antes de imprimir
Alguns gestos parecem demasiadamente simples, mas fazem uma grande diferença. Quando se trata da preservação do meio ambiente, as coisas geralmente são assim. Pequenas mudanças nos hábitos diários podem transformar o planeta em um lugar mais agradável, que respeita as diferentes formas de vida que o ocupam. Assim é com a mudança da relação das pessoas com o papel.
Reduzir o uso cotidiano de papel no ambiente de trabalho gera impactos positivos no planeta. O papel é produto de uma das mais poluentes indústrias. Uma tonelada de papel utiliza até três toneladas de madeira, enormes quantidades de água e bastante energia. Os produtos químicos altamente tóxicos utilizados para separar e branquear a celulose representam um sério risco para a saúde e para o meio ambiente, pois comprometem a qualidade da água, do solo e dos alimentos.
As salas da Capes possuem caixas específicas para reciclagem de papel. A produção de papel reciclado consome até três vezes menos energia e água que a produção de papel novo. Além de não ser necessário cortar mais árvores. Sem contar que é um produto com uma qualidade equivalente à dos papéis tradicionais. De qualquer maneira, antes de reciclar é sempre importante lembrar de outros dois verbos que também começam com a letra ‘r': reduzir e reutilizar.
Alguns pequenos gestos que podem ser mudados na instituição: utilize os dois lados de uma folha, revise textos na tela do computador, utilize envelopes somente quando for realmente necessário, reaproveite-os e recicle o papel. Quem se interessar mais pelo assunto pode encontrar informações nessa matéria publicada na página do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Pense antes de imprimir.