Publicado extrato de contrato para serviços em central telefônica VoIP SIP
Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 18, o extrato de contrato da empresa Netscience Tecnologia LTDA ME pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo do contrato é para que a empresa, especializa em tecnologia da informação, forneça uma solução de central telefônica VoIP SIP, aparelhos telefônicos com a tecnologia VoIP,além dos serviços de instalação, configuração e manutenção da solução pelo período de 36 meses. Veja a portaria.
VoIP
A tecnologia utiliza o protocolo Voice over Internet Protocol (VoIP ) que é um sistema de telefonia conjugado com a rede de dados da instituição. Com essa tecnologia é possível que a voz trafegue por meio da rede, fazendo com que o custo em telefonia seja reduzido. Essa tecnologia também oferece mobilidade, que permite que o telefone, ao se conectar a rede, em qualquer lugar do mundo, continue com seu ramal original.
Histórico
Em 2007, a Capes iniciou estudos para a utilização dessa tecnologia. Em 2008, alguns ramais, em caráter de teste, foram disponibilizados. A idéia é que a tecnologia seja expandida para toda a instituição.