Notícias O último a sair apague a luz

O último a sair apague a luz

Publicado: 03/06/2009 11:16 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Quanto menos energia se utiliza, menor a necessidade de produzi-la. Reduzir o consumo de energia elétrica possui impactos significativos para o meio ambiente e para os cofres públicos, de onde vem o orçamento de fundações como a Capes. Pequenos gestos cotidianos podem evitar o desperdício e quando trazidos para a cultura institucional, envolvendo centenas de pessoas, geram diferenças significativas.

Boa parte da matriz energética brasileira não envolve a queima de combustíveis fósseis, um dos principais causadores do aquecimento global, mas isso não significa que a produção de energia por hidrelétricas não provoque impactos ambientais. As represas artificiais ocasionam a expulsão de algumas cidades e povoados, perda de biodiversidade e de solos cultiváveis. Em entrevista à revista eletrônica de jornalismo científico, Com Ciência, o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi deixa claro, "não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo".

O que fazer no ambiente de trabalho então?

Computadores:
Há um mito de que o processo de ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixar o aparelho ligado. Não é verdade. Vale a pena desligar o computador sempre que for se ausentar por mais de meia hora. A hora do almoço é um bom exemplo desse momento. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta uma hora de almoço será de 60 kwh. O equivalente a quantidade de CO2 suficiente para um carro movido a gasolina percorrer 120 km.

Monitores:
Monitores LCD fornecem mais de 70% de economia de energia que os monitores comuns. Mas isso não garante que não há desperdício. Um monitor de LCD de 17 polegadas consome 35 watts. Um gasto que não é trivial se pensarmos em quantos computadores não ficam ligados na Capes. Mesmo desligado, a fonte de um monitor LCD usa de 1 watt a 3 watts de energia.

O mesmo raciocínio do computador se aplica ao monitor de vídeo. Desligue-o sempre que for se afastar por mais de 15 minutos. Algumas pequenas configurações na máquina, como regular o brilho da tela, podem reduzir o consumo de eletricidade. Outra boa opção é usar uma régua de tomadas com chave de liga/desliga. Isso evita que o computador e os periféricos, tais como impressoras e modens, mantenham um consumo de energia, ainda que baixo, mesmo quando não estão sendo usados.

CDs e DVDs:
Economize CDs e DVDs. Apesar de mídias eficientes e baratas, um CD pode levar até 450 anos para se decompor. Ao ser incinerado, ele ajuda no processo de chuva ácida. Uma boa saída é utilizar mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. São poucos os arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente e que necessitam de mídias físicas.

Elevadores:
Para subir até dois andares ou descer três, a escada pode ser uma boa opção. Além de fazer um pouco de exercício, se economiza energia elétrica dos elevadores.

Luz elétrica:
Busque maneiras de utilizar a iluminação natural. É de graça. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes, que iluminam mais e duram de seis a dez vezes mais que as normais; a lâmpada fluorescente compacta com um reator de 12 watts fornece a mesma iluminação que uma incandescente - normal - de 60 watts. Menor potência é igual a menor consumo. E lembrem-se: o último a sair apague a luz.