Seminário celebra 58 anos de Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou ontem, 22, a cerimônia em comemoração aos seus 58 anos de existência. O evento foi realizado no novo edifício-sede da Instituição no Setor Bancário Norte, em Brasília. As comemorações se iniciaram na parte da tarde com o seminário "Capes 58 anos".
As novas atribuições da Capes, em subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas nacionais para as áreas da educação básica foi destacada pelo professor Guimarães. "Essa trajetória de 58 anos mostra a Capes com uma nova feição. Onde se integram todos os desafios do futuro do país. O presidente destacou os grandes desafios e recompensas que essas novas atribuições trazem a Capes. "A rota brasileira é cheia de desafios, mas felizmente temos muitas características próprias, riquezas como a juventude e o desafio de criar oportunidades para toda essa geração", concluiu.
Tesouros
A primeira palestra do seminário foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, Antônio Carlos Pavão. O seminário que originalmente possuía o nome de "Educação Básica, Ciência e Desenvolvimento" se transformou na palestra "Fetiches, Elixir e Tesouros da Ciência". Uma divertida exposição sobre como despertar interesse das novas gerações pela ciência.
O professor destacou a importância de se discutir a relevância social e política do desenvolvimento científico. Para o palestrante, a educação deve buscar a popularização da ciência por meio da produção, que se dá coletivamente. "A produção é social e a apropriação é individual. A construção do conhecimento é coletiva", afirma. Segundo o professor, a base da ciência moderna é mostrar. Uma contraposição aos alquimistas, que transmitiam conhecimento apenas aos filhos e discípulos. "A ciência moderna carrega a novidade da socialização do conhecimento. Cientista, professor e divulgador devem ser a mesma pessoa", explica.
O professor Pavão também é membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica.
GeoCapes
A segunda palestra foi sobre a nova ferramenta de consulta da Capes, o GeoCapes, apresentada pelo presidente Jorge Guimarães. O aplicativo é uma solução gráfica, que mostra num cartograma informações quantitativas da Capes, mantendo uma precisão geográfica nas unidades espaciais mapeadas. As informações no país estão consolidadas por unidade da Federação e do exterior, agregadas por país.
O assessor de Planejamento e Estudos da Capes, Sérgio Avellar, apresentou as possibilidades do novo sistema. Com o GeoCapes será possível consultar, por exemplo, onde e quantos bolsistas a Capes fomenta no exterior. O nível de detalhamento dos dados do país chega a informações por município. É possível também acessar os números da Universidade Aberta do Brasil. O sistema deve ser lançado ao público externo na próxima segunda-feira.
Premiação
Após o seminário, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese com a inauguração oficial do novo prédio da Capes. Confira como foi a premiação.