15 de outubro: Dia do Professor
Hoje, 15 de outubro, um dos profissionais mais importantes em todas as sociedades comemora seu dia: o professor. Considerando essa relevância, desde 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) se envolve de maneira significativa com a história dos docentes no Brasil. A fundação, antes responsável pelo fomento e avaliação da pós-graduação, assumiu a responsabilidade pela formação do magistério.
Para a psicóloga Lílian Rose Margotto, doutora em educação e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), duas características fundamentais podem ser encontradas nos bons professores: gostar de aprender e ter vontade de ensinar. "Quando falo em gostar de aprender, quero dizer que é preciso estar sempre pronto para encontrar com o inesperado, para os resultados imprevistos, para os efeitos que nos surpreendem, para as mais diversas atitudes diante dos fatos. Por mais que a aula esteja preparada, o resultado que ela produz é da ordem do inesperado", conclui Lílian.
Formação
Segundo o Censo Escolar de 2009, no Brasil atuam hoje 1,8 milhão de professores apenas na educação básica. Um número ainda insuficiente para atender os mais de 52 milhões de alunos, desde a educação infantil até o último ano do ensino médio. O agravante é que muitos desses professores atuam na educação básica sem possuir nenhuma formação superior, ou dão aulas em áreas nas quais eles não se formaram.
Para reverter esse quadro, o Ministério da Educação lançou em maio o Plano Nacional de Formação de Professores. A meta é formar, até 2011, 330 mil professores que hoje dão aulas sem possuir grau de licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância. O investimento do governo federal soma R$ 1,9 bilhão.
Os objetivos do plano estão claros desde o seu lançamento, quando o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que assim como o estado tem o dever de assegurar a matrícula de um estudante da educação básica na escola pública, todo professor também deve ter direito à formação inicial e continuada em universidades públicas. "Queremos atrair a juventude para o magistério", destacou o ministro na ocasião.
O compromisso da Capes com a formação de professores foi reafirmado por seu presidente, Jorge Guimarães, em audiência pública na Câmara dos Deputados ocorrida setembro. "Nossa meta é a de que até mesmo na educação infantil, um professor apenas com nível médio seja uma exceção", afirmou Guimarães.
Programas
A Capes utiliza sua experiência com fomento e avaliação da pós-graduação para criar programas que valorizem o magistério, incentivem os professores, e incrementem os estudos em educação. O mais recente deles é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O programa oferece, em 2009, 20 mil bolsas para estimular a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.
Até fevereiro deste ano, 43 projetos foram aprovados na primeira edição do programa. Um deles foi o projeto "Formação de professores nas áreas de ciências e linguagens", da Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com a professora Simara Nunes, do departamento de Química do Campus de Catalão/UFG, o programa contribuiu para o desenvolvimento profissional tanto dos licenciandos quanto da professora em exercício. "Ao longo de oito meses de projeto, pude perceber a reafirmação da vontade dos alunos em ser professor por participar do programa", afirmou.
A professora da UFG também relata o amadurecimento dos alunos durante o período do programa. "Percebo que os licenciandos conseguem se expressar melhor, superar o medo de falar em público. Isso os ajuda a ganhar o respeito de seus alunos e a manter um bom relacionamento com eles. O programa aproxima mais o licenciando da escola que os estágios comuns. Eles passam a ter outro status dentro da escola", concluiu. As inscrições do Pibid vão até 20 de novembro.
Dia do Professor
Foi em 15 de outubro, no ano de 1827, que o imperador D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas "escolas de primeiras letras". A primeira comemoração de um dia dedicado ao professor só aconteceria 120 anos depois, em 1947.
Em São Paulo, na pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar em outubro de 1963.
O Decreto Federal 52.682, de 1963, define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". Comemore esse dia que é de todos.
O Ministério da Educação aproveita a data para lançar o hot-site "Seja um professor". Confira. Conheça também o Plano Nacional de Formação de Professores e saiba mais sobre o Pibid.
(com informações da Assessoria de Comunicação do MEC)