Notícias Lançamento oficial do SPArq

Lançamento oficial do SPArq

Publicado: 17/12/2009 10:25 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Anunciamos o lançamento oficial do SPArq, o novo Sistema de Gestão de Documentos da Capes.

O SPArq é um sistema voltado para a gestão dos processos e dos documentos institucionais e compreende os aspectos referentes à produção, tramitação, uso e destinação. Ele permite, entre outros, a visualização, o controle e a recuperação dos processos e documentos que tramitam na Capes, resguardando critérios de segurança, de preservação e de disseminação da informação.

 

SPArq

 

Considerações para a adequada utilização:

- O SPArq deve ser acessado pelo endereço http://sparq.capes.gov.br e não pelo endereço http://sparq.homologacao.capes.gov.br;

- Para acessá-lo o usuário deve informar nos campos de Identificação e Senha os mesmos dados que são utilizados no login do Windows;

- Os documentos em papel produzidos pela unidade organizacional devem ser registrados e tramitados no sistema e o Número de Protocolo gerado deve ser anotado no seu canto superior direito;

- Inicialmente, por razões de segurança, todos os processos e documentos deverão estar acompanhados, durante sua tramitação, da Guia de Tramitação, a ser impressa por intermédio do SPArq;

- O recebimento no sistema, dos documentos de outrem, é tão importante quanto o registro dos próprios documentos e somente com esta medida é possível ter o controle efetivo sobre a documentação institucional;

- Os processos antigos, não gerados pelo SPArq, deverão ser registrados, obrigatoriamente, pela pessoa da unidade organizacional que participou do treinamento.

Para sugestões ou para dirimir eventuais dúvidas entre em contato pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos ramais 6813 ou 6815.

CGLOG/DGES