Jogue o lixo no lugar certo
O escrito nas cestas localizadas nos andares deixa bem claro. Os recipientes azuis são exclusivos para papel reciclável. É importante que todos os servidores e colaboradores da Capes utilizem de maneira apropriada as embalagens que recebem o lixo produzido pela instituição.
A destinação do lixo é um problema constante em quase todas as cidades. Há escassez de recursos para investimento no processamento e disposição final do lixo. Os "lixões" continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos urbanos produzidos no Brasil, com prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida da população. A situação exige soluções para a destinação final do lixo com objetivo de reduzir o seu volume. Ou seja: é preciso ter menos lixo.
Quanto mais efetiva for a nossa coleta seletiva menor os custos da reciclagem. Na Europa, o papel reciclado chega a custar mais barato que o virgem, graças à eficiência na coleta seletiva. No Brasil, o papel reciclado ainda é mais caro porque a coleta seletiva ainda é relativamente pequena, o que gera um custo alto.
Quais tipos de papéis são recicláveis?
Jornal
Papel de impressoras
Saco de Papel
Papel de Escritório
Revista
Impressos em geral
Papel Branco
Papel Misto
Papelão
Embalagem Longa Vida
Quais tipos de papéis não são recicláveis?
Papel Engordurado
Carbono
Celofane (é um papel biodegradável)
Papel Plastificado
Papel Parafinado (fax)
Papel Metalizado
Papel Laminado
Papel Toalha e Higiênico
Guardanapo com Comida
Papel Vegetal
Papel Siliconizado
A Capes conta desde o final do ano passado com uma Comissão de Coleta Seletiva Solidária, que vem trabalhando a questão do lixo e da reciclagem na instituição. Para mais informações escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Saiba mais sobre reciclagem de papel.