Diretor da Capes é condecorado com Medalha do Pacificador
No dia 25 de agosto, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio, foi agraciado pelo Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador, no evento de comemoração ao Dia do Soldado. A solenidade é realizada para celebrar o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias -, patrono do Exército e pacificador da Pátria, e foi realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília.
Medalha
A condecoração, instituída em agosto de 1953 pela Portaria nº 345, surgiu como evocação às homenagens prestadas ao Duque de Caxias por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento. Em 1954, o Governo da República autorizou o uso da comenda nos uniformes militares e, desde 1955, é usada para agraciar os militares e civis que tenham prestados assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.
Em 1962, foi adicionada à condecoração uma nova honraria, a "Medalha do Pacificador com Palma", para premiar brasileiros que, em tempo de paz, se houvessem distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, pondo em risco a própria vida.