Notícias Excesso de tempo sentado prejudica saúde

Excesso de tempo sentado prejudica saúde

Publicado: 16/09/2010 17:31 Última Atualização: 30/04/2013 17:50
Passar muito tempo sentado também pode causar sérios danos ao organismo. Uma pesquisa publicada na edição de agosto do Jornal Americano de Epidemiologia mostrou que permanecer por mais de seis horas sem se levantar aumenta o risco de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e males como hipertensão arterial e colesterol alto, que levam a doenças cardiovasculares.

Os dados estão em uma reportagem do jornal Correio Braziliense. A pesquisa americana avaliou durante 14 anos a evolução da saúde de 122 mil pessoas - 53 mil homens e 69 mil mulheres -, por meio de questionários regulares, nos quais elas respondiam a questões sobre estilo e qualidade de vida e o desenvolvimento de problemas de saúde. Os homens que passavam mais de seis horas sentados por dia apresentaram 18% mais problemas cardiovasculares e de peso. Nas mulheres, o índice foi ainda mais alto. Para elas, o excesso de tempo sentadas fez aumentar em 38% a ocorrência das mesmas doenças.

Para evitar problemas como esse, a Capes conta com sessões de ginástica laboral que acontecem todos os dias em cada um dos andares do edifício-sede. A coordenação também promove o Programa Qualidade de Vida dos Servidores, que oferece aulas de yoga e dança de salão.

Confira na íntegra a matéria do Correio Braziliense sobre o assunto e conheça o Programa Qualidade de Vida dos Servidores.