Descarte no lugar certo: Pilhas e Baterias
As pilhas e baterias de celular são classificadas como resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
A forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d'água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Através da cadeia alimentar essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.
O Conselho Nacional de Meio Ambiente-Conama elaborou uma resolução (n° 257/99), que disciplina o descarte e o gerenciamento adequado de pilhas e baterias usadas. Consta, em seu artigo primeiro:
"As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos,..., após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado". Esta resolução entrou em vigor em 22/06/2000.
Devemos promover campanhas de conscientização, pois o problema das pilhas é mais grave comparado ao das baterias de celular, que possuem maior durabilidade, e não são descartadas com tanta facilidade e rapidez pelos consumidores como é o caso das pilhas, que possuem menor tempo de uso e são jogadas em qualquer lugar.
Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos a saúde, tais como: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarréias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo, bronquite, danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer. (1)
Atualmente existe uma mobilização mundial com o intuito de minimizar a produção de pilhas e baterias com estas substâncias, mas enquanto isso não acontece o ideal é que o cidadão separe as pilhas e baterias e as leve ao coletor mais próximo. Normalmente nas Universidades Católica, UnB e Lojas da rede Pão de Açúcar recebem estes materiais.
Este trabalho visa também realizar atividades voltadas à educação ambiental baseada nos 6R´s: reeducação, responsabilidade, redução, reutilização, reciclagem e respeito. A Comissão de Coleta Seletiva da Capes criou, inicialmente um posto de coletas de pilhas e baterias no 2º SS . A reciclagem é muito importante porque colabora com a vida útil dos aterros, deixa de poluir os rios, córregos e o solo.
Obrigada pela atenção,
Comissão de Coleta Seletiva da Capes
Pedro Arcanjo, Elenita, Greti, Karl Marx, Lucas e Wagner
(1)http://ecoviagem.uol.com.br/ecoviagem-brasil/ecoreporter/reciclagem-de-pilhas-e-baterias-uma-questao-que-pode-e-deve-ser-resolvida.asp