Notícias Central de Atendimento - Capes passa a atender demandas da Plataforma Freire

Central de Atendimento - Capes passa a atender demandas da Plataforma Freire

Publicado: 02/12/2010 11:57 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Desde o dia 8 de novembro, a Capes, por meio da Central de Atendimento (0800 e Fale Conosco), passou a ser o órgão no Ministério da Educação (MEC) responsável pelo atendimento ao cidadão das questões que envolvem a Plataforma Freire.

A decisão surgiu a partir de uma reunião, realizada no dia 28 de outubro, na Secretaria Executiva do MEC com a presença do diretor de Educação Básica, João Carlos Teatini. A Capes conta agora com 34 operadores, de um total de 60, para cuidar exclusivamente do tema. Anteriormente, o atendimento era realizado pela Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC.

A Plataforma Freire é um sistema informatizado elaborado pelo MEC. Ela consiste em um ambiente interativo pelo qual os professores podem se pré-inscrever em diversos cursos de formação em todo o país. Para tal, basta que o professor se cadastre, inserindo seus dados de formação e atuação profissional para proceder às pré-inscrições. Trata-se de uma ferramenta importante do Plano Nacional de Formação de Professores. As pré-inscrições são validadas pelas secretarias estaduais ou municipais de educação às quais os professores estão vinculados.

A Central de Atendimento da Plataforma Freire pode ser contactada pelo telefone 2022-6240 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Central de Atendimento
A Central de Atendimento da Capes funciona desde setembro de 2009. Os 60 operadores trabalham para realizar os mais variados atendimentos aos cidadãos que entram em contato com a instituição. A Assessoria de Comunicação (ACS) é responsável pela gestão do contrato, a busca pela qualidade do serviço e os treinamentos necessários à equipe.

O funcionamento da central é divido em dois níveis. Os atendimentos por telefone (0800 616161) são realizados na sede da empresa CTIS e os atendimentos por e-mail, preenchimento de protocolo e de demandas que não puderam ser esclarecidas pelo telefone são realizadas no edifício sede da Capes. A equipe também é dividida pelos temas tratados, um grupo realiza o atendimento geral, há uma equipe somente para o sistema de Cadastro de Discentes, SAC e BEX e, agora, uma equipe para a Plataforma Freire.

É importante que as áreas técnicas da Capes organizem, juntamente com apoio da ACS, capacitação sobre seus programas. Também é necessário que atualizem, ou criem, materiais como perguntas frequentes, o que facilita o atendimento ao cidadão. No início das atividades da Central em 2009, foram realizadas capacitações (veja no texto). No entanto, elas devem ser constantes, pois a Capes cria novos programas, publica novas portarias e a rotatividade dos operadores também é grande. Aqueles que quiserem organizar capacitação para a Central devem entrar em contato com a ACS pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos ramais 6213 e 6210.

Os interessados em conhecer a Central podem fazer uma visita ao 11º andar ou agendar uma visita na sede da empresa CTIS, no Venâncio 2000.

Mais informações pelo ramal 6213 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .