Começam os preparativos para o Prêmio CAPES de Tese 2020
Quem participa da cerimônia e vê todo sucesso do Prêmio CAPES de Tese não imagina que ele é fruto de um esforço conjunto, principalmente de uma área específica da CAPES, a Coordenação dos Órgãos Colegiados (CECOL), que já começou sua organização para este ano. Do edital à seleção, passando pela logística do evento, desde a escolha do espaço e sua vistoria até à cerimônia, tudo é rigorosamente acompanhado pelas equipes deste departamento.
Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, o Prêmio CAPES de Tese premia as melhores teses, por área do conhecimento, na pós-graduação brasileira. Batendo recordes desde o seu primeiro ano, o Prêmio, ansiosamente aguardado pela academia, é um dos grandes feitos da Coordenação.
O esforço, que dura entre 9 e 10 meses, inicia-se com um trabalho que ocorre agora, entre os meses de janeiro e fevereiro: a manutenção do sistema de inscrições e a preparação do edital. “Existem mudanças no edital todos anos, parceiros novos, datas. Começamos a pensar em cada detalhe”, explica Darson Astorga de La Torre, coordenador da CECOL.
Atualmente, a Coordenação dos Órgãos Colegiados também trabalha junto à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) nos ajustes do sistema para o recebimento das inscrições, cuja previsão de início é março. “Tendo como base o processo de inscrição do ano passado buscamos com a DTI melhorias para o sistema”, comenta Dayeme Silva, responsável pelo processo na CECOL.
Findas estas etapas, as inscrições são abertas e começam as análises das teses. Estas são avaliadas minuciosamente pela CECOL, de forma individual. Este trabalho dura, em média, um mês. Em seguida, passam por bancas julgadoras que decidirão os vencedores em todas as áreas do conhecimento. Uma segunda comissão também é organizada para decidir o trabalho que ganhará o Grande Prêmio, além dos que receberão prêmios específicos.
Entenda o processo: