Horta da CAPES: um espaço para todos
Quer uma verdura orgânica e saudável para complementar a marmita na hora almoço? Ou, quem sabe, levar uma flor para enfeitar a sua casa? A horta da CAPES está aberta para você.
Projeto antigo da Coordenação de Serviços Administrativos (CSA) para revitalizar um espaço antes usado como depósito aberto e aproveitar o lixo orgânico produzido no prédio, a horta fica na parte externa da CAPES, no terceiro subsolo, e pode ser visitada por servidores e colaboradores, de segunda a sexta, das 7h às 17h.
“Esse é um projeto muito legal. Reutilizar o lixo orgânico da CAPES e transformar em algo bom. Sem contar que é uma terapia. Alguns servidores já vieram aqui pegar tomate, algumas dessas flores já foram enfeitar o jardim da CAPES, e é isso mesmo! É algo que é para a gente”, afirma Gildasio da Silva, encarregado geral da empresa Cidade Serviço e um dos cuidadores da horta.
No local são encontradas verduras e frutas além de legumes e temperos: pimenta, cebola, alface, berinjela e tomate estão entre os mais procurados. Mas o espaço verde também apresenta surpresas bem coloridas: flores!
O pequeno espaço é organizado a partir de contribuições dos servidores, que doam sementes e mudas. Por se tratar de uma produção orgânica, Gildasio e Amarílis de Oliveira, responsável por cuidar da horta e dos jardins da CAPES, usam cascas de ovos e fumo para afastar insetos indesejados. Já o adubo, que fortalece e nutre a terra, é feito com lixo orgânico e borra de café, coletados todos os dias.
“Está todo mundo convidado a doar, a participar, a vir comer. Mesmo quando eu não estiver aqui, pode pedir a chave para os seguranças, que eles abrem. Isso aqui é nosso!”, incentiva Amarílis.