CAPES fará parte do portal gov.br
Novo site possibilita uso do login único para todos os serviços digitais do governo federal
Na sexta-feira, 25 de setembro, às 18h, a CAPES vai completar a transferência de dados para a plataforma centralizada gov.br, o site único do governo federal. O portal atual continua ativo no link antigo.capes.gov.br
A principal mudança será a propriedade do site. Com a migração, a página da CAPES será www.gov.br/capes, e pertencerá ao Serpro. Dessa forma, nossa atividade a partir de segunda-feira será a gestão de conteúdo, enquanto o Serpro vai gerenciar a infraestrutura da página.
Todo o material disponível atualmente no portal passará para o novo site. Já os sistemas como o Portal de Periódicos, o SCBA e a Plataforma Sucupira permanecem sob o domínio capes.gov.br, sem alterações.
Devido ao padrão do portal Gov.br, alguns conteúdos mudarão de lugar. A seção Nossas ações vai para Acesso informação -> Ações e Programas. O material que está em Sobre a CAPES passa para Institucional. Para acessar notícias publicadas até 2018, inclusive, o usuário deve procurar Assunto -> Notícias Antigas. Já as notícias de 2019 em diante estarão disponíveis na página principal e em Assunto -> Notícias.
Gov.br e a transformação digital
O objetivo do portal Gov.br é digitalizar os serviços públicos. Para ser considerado digital, um serviço precisa atender a três requisitos. Primeiramente, o acesso deve ocorrer por meio de um login único. Outra condição é que a demanda do cidadão tenha uma solução totalmente eletrônica. Por fim, deve permitir avaliação pelo usuário.
No caso da CAPES, foi necessário apenas criar o login e a avaliação, pois nossas soluções já eram totalmente digitais antes do Gov.br. Para desenvolver a forma de avaliar, representantes de cada diretoria se reuniram com a DTI. Já o login único será uma opção aos usuários atuais. Dessa forma, o público que já visita as páginas da CAPES poderá ingressar nos serviços usando seus dados de acesso ou utilizar o novo método.
Até 31 de dezembro, todos os órgãos federais precisam passar para o portal único. Assim, suas páginas atuais bem como a dos ministérios serão encerradas ou vão redirecionar o usuário para o sítio central.