Notícias CAPES nomeia novo diretor de Avaliação

CAPES nomeia novo diretor de Avaliação

Publicado: 25/09/2020 16:03 Última Atualização: 25/09/2020 16:12

Flávio Camargo integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) como professor, coordenador de PPG e de área, além de ser consultor há quase 25 anos

24092020 FOTO DENTRO MATERIA FLAVIO DIRETOR DAV1A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nomeou Flávio Anastácio de Oliveira Camargo como diretor de Avaliação, nesta quinta-feira, 24, em publicação no Diário Oficial da União. Professor titular do Departamento de Solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é coordenador-geral da Área das Agrárias I e membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES.

Camargo considera a avaliação “a alma da CAPES”. Ele reconhece o grande e intenso trabalho que o espera, mas ressalta que a diretoria tem “uma equipe excelente e capacitada, além do apoio imprescindível das áreas, o empenho do CTC-ES para deliberar assuntos prioritários e a assistência da presidência”. Para o professor, sua experiência será um facilitador, principalmente tão próximo à Avaliação Quadrienal: “acredito que o meu período no CTC-ES, aprendendo com meus colegas e construindo coletivamente entendimentos e instrumentos para a avaliação, será o grande diferencial em termos de compreensão dos processos e da continuidade deles”.

O diretor destaca que “a pesquisa produzida na pós-graduação brasileira tirou o país do atraso tecnológico, social e econômico e redefiniu nossos padrões de desenvolvimento”. Ele acredita que o trabalho desenvolvido gerou a competência intelectual necessária para a liderança científica e independência tecnológica do Brasil em muitas áreas do conhecimento e de setores da economia. “Agora é necessário um novo olhar sobre as nossas pesquisas e como agregar valor ao conhecimento para que os desafios se transformem em oportunidades de crescimento e de impacto real”, conclui.

Currículo

Doutor em Ciência do Solo e mestre em Agronomia, Flávio Camargo tem pós-doutorado na Universidade da Califórnia (Riverside) e na Universidade da Flórida (Gainesville), ambas nos Estados Unidos, e atua na área de microbiologia e bioquímica do solo e da ciência forense aplicada ao ambiente.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES