Prestação de contas faz uma rodada de encontros com as diretorias
Objetivo é aperfeiçoar a etapa final dos processos de pagamento
O novo setor de Prestação de Contas (CGPC) está fazendo uma série de reuniões com as diretorias. Nos encontros, técnicos e chefias trocam experiências sobre os processos de fomento da CAPES. A intenção é padronizar procedimentos de modo a melhorar o desempenho das análises finais que a CAPES faz sobre os pagamentos de bolsas, verbas de custeio ou capital.
De 28 de setembro a 8 de outubro, a primeira rodada de conversa teve a DPB. Durante duas semanas, os colegas da Diretoria apresentaram o funcionamento dos programas. No dia 14 de outubro, começou o diálogo com a DEB. Após os encontros com a Educação Básica, será a vez da Educação a Distância.
Por meio das reuniões, a equipe da CGPC faz uma imersão nas fases anteriores à prestação de contas, usando o olhar de cada área técnica que executa os programas. Isso possibilita a identificação dos sistemas, instrumentos, bases legais e metodologias utilizados para seleção dos beneficiários, concessão de recursos e acompanhamento.
Uma boa organização de processo não tem segredo, mas algumas dicas ajudam no trabalho. “Concentrar informações e documentos de concessão e de acompanhamento no sistema específico de cada processo facilita muito a compreensão dos técnicos da prestação de contas”, informa Amanda Olímpio, coordenadora das análises técnicas. Outra dica é criar manuais em linguagem simples para que coordenadores de projeto aprendam a elaborar relatórios.
A CGPC está em fase de estruturação e será formalmente incluída na estrutura da CAPES. Ela foi criada para atender às recomendações dos órgãos de controle e apresentar uma resposta ao passivo de processos de prestação de contas e cobrança administrativa. Outra atribuição do novo setor será padronizar e normatizar os procedimentos de análise financeira e técnica de prestação de contas e a apuração de irregularidades.