Novembro Azul: homem também cuida de si!
Campanha anual chama a atenção para uma doença silenciosa
Durante a pandemia, redobramos cuidados com a higiene das mãos. Então que tal os homens aproveitarem o embalo para cuidar da saúde de forma geral? Essa é a proposta da campanha Novembro Azul, que incentiva o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença poderá afetar até 65 mil brasileiros em 2020, e você pode ser um deles! Portanto, chegou a hora de consultar um urologista e se informar. Não precisa esperar até 17/11, que é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Próstata.
Essa enfermidade se desenvolve sorrateiramente, sem sintomas na fase inicial. Muitos descobrem o mal ao sentir dificuldades para urinar, ou quando acordam várias vezes à noite para ir ao banheiro. A boa notícia é que existe 90% de chance de cura se a descoberta ocorrer cedo.
Homens acima dos 50 anos têm tem mais chance de desenvolver a doença, e também estão no grupo de maior risco de morte. Se seu pai ou irmão teve câncer de próstata antes dos 60 anos, fique alerta!
Aproveitando a deixa do Novembro Azul, reforce hábitos saudáveis. Pratique uma hora de exercícios físicos diariamente, evite alimentos gordurosos, pare de fumar e evite o excesso de bebidas alcóolicas. Ninguém é de aço. Lembre-se: você faz a alegria da família!