Em 2020, como estamos no quesito governança?
A adoção de boas práticas no setor público depende de conhecer a si mesmo. Essa é a filosofia que orienta o Diagnóstico do Perfil de Governança da CAPES 2020. Divulgado ontem, esse relatório consolida uma autoavaliação realizada pela Auditoria Interna em colaboração com todos os setores da CAPES.
O objetivo da análise é valorizar a CAPES quanto às boas práticas a serem adotadas em relação à governança e à gestão. A expectativa é que o documento nos ajude a aumentar nossa produtividade e aperfeiçoar nossos procedimentos.
Nosso melhor desempenho está na gestão de contratações, que rendeu uma classificação de “aprimorado”. De modo geral, estamos em nível intermediário.
Resultado de um levantamento que usou metodologia do Tribunal de Contas da União (TCU), a autoavaliação mediu a performance da CAPES em 30 práticas, avaliadas por mais de 100 itens. Oito indicadores reúnem o desempenho das respostas.
Os levantamentos de Governança Pública medem a capacidade de governança e de gestão das organizações públicas federais e de outros entes jurisdicionais do Tribunal de Contas da União (TCU), ao aferir o nível de implementação de boas práticas de liderança, estratégia e accountability, bem como de práticas de governança e gestão de TI, de pessoas e de contratações.
Confira o relatório e conheça mais sobre nossas práticas!