Prêmio CAPES: 15 edições de excelência em pesquisa
Toda pessoa pesquisadora deseja o reconhecimento por seu trabalho; e o grande momento dessa labuta pode ser uma distinção que marque para sempre sua trajetória. No Brasil, desde 2006, é a CAPES quem condecora as melhores teses de doutorado com o Prêmio CAPES de Tese. A premiação será realizada no dia 10 de dezembro às 17h, de forma virtual.
Desafiando a pandemia, a edição de 2020 do Prêmio CAPES de Tese teve um número recorde de inscritos: houve 1.420 teses submetidas. A quantidade supera as 1.142 avaliadas em 2019. Quando lembramos que a edição inicial de 2006 teve 228 teses, notamos nosso trabalho.
Quem está à frente da organização do Prêmio é a Coordenação de Órgãos Colegiados, mas todos os colaboradores e servidores da CAPES estão envolvidos nessa história, e é nessa cooperação que reside o sucesso dessa celebração do conhecimento.
Os 49 prêmios distribuídos abrangem todas as áreas do conhecimento, de acordo com os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e a valorização oferecida pelo sistema educacional ao candidato. Os melhores trabalhos de cada um dos três grandes Colégios (Ciências da Vida, Humanidades e Exatas) recebem o Grande Prêmio CAPES de Tese, a ser anunciado na cerimônia.