A pandemia está aí. Vamos nos cuidar!
Nas últimas semanas, alguns setores retornaram pontualmente ao trabalho presencial em regime de escala, e cresceu o trânsito de pessoas no edifício-sede da CAPES. Uma vez que precisamos comparecer com mais frequência a nosso escritório, devemos redobrar o cuidado com a prevenção ao contágio por COVID-19.
Por isso, vamos relembrar algumas medidas importantes de assepsia. O uso constante de máscaras é a principal delas. Quem não tiver um protetor de face pode solicitar uma unidade nas recepções do térreo e do terceiro subsolo. Se perdermos a máscara dentro do prédio, a Divisão de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (DSO) pode fornecer outra. Basta passar no primeiro andar.
Lavar as mãos em toda oportunidade também é um dos hábitos essenciais para evitar contágios. Precisamos de atenção especial aos cantos mais difíceis: entre os dedos e pontas dos dedos (polegares inclusos). Para arrematar a limpeza, é uma boa ensaboar os punhos.
O álcool 70%, seja em gel ou líquido, já virou nosso companheiro de todas as horas. Ter uma bisnaga de álcool sempre consigo é a chave para manter as mãos constantemente desinfetadas. Ao entrar no prédio, devemos esfregar bem nossos sapatos nos tapetes sanitizantes instalados nas portarias. Logo depois, é só secar os calçados no capacho seguinte.
Qualquer novo casos da doença deve ser informado à DSO, para que a área tome as medidas de desinfecção do ambiente que a pessoa frequentou. Ao proceder dessa forma, garantimos que nosso prédio sempre esteja em condições seguras de uso.
Em 2020, fizemos um esforço louvável na adaptação de hábitos para combater o espalhamento da COVID-19. Uma das principais diferenças foi a adoção de novos hábitos de assepsia e higiene, além do esforço por manter distância mínima de 1,5m de outras pessoas. Ao usar o prédio, vamos mostrar que podemos vencer a pandemia!