Diretorias terão autonomia para gerir contas de usuário
A partir de amanhã, 23 de julho, as diretorias passam a fazer a gestão de contas de usuário na CAPES. Com a mudança, cada unidade poderá criar, alterar ou desativar contas de colaboradores na nossa rede.
A DGES ainda poderá criar as contas de servidores que venham a trabalhar na CAPES e quem precisar de permissões específicas para sistemas ou pastas compartilhadas deve solicitar essa atualização diretamente à Diretoria de Tecnologia da Informaço (DTI). Segundo a DTI, o pedido de novos privilégios de usuário (permissões de acesso) deve informar exatamente qual é a necessidade do acesso. Dessa forma, não será mais possível “copiar” as permissões de um certo perfil, em conformidade com o Art. 20 da Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC) da CAPES.
Esse novo método de gestão de contas atende à Recomendação 12 do Relatório de Auditoria AUD/ES/DA/01/2020 de 24 de março de 2021 (SEI 1384861), e pretende aumentar a agilidade de nossos processos, além de padronizar as informações das contas de usuários.