Ministério da Saúde oferece Guia de Atividade Física
Lançado no dia 29 de julho pela Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais (CGProfi) do Ministério da Saúde (MS), o Guia de Atividade Física para a População Brasileira já está na rede, disponível para consulta. O material é, segundo o MS, um marco histórico: esta é a primeira vez que as pessoas são oficialmente estimuladas a se exercitar.
O Ministério destaca a importância do Guia reforçando que a prática regular de atividade física contribui para a proteção e combate a doenças, além de reduzir a mortalidade. Isso faz com que seja considerada determinante e condicionante para a saúde no País. Pesquisas apontam que altos índices de inatividade física acarretam impactos econômicos no Sistema único de Saúde (SUS).
Construído em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, o documento envolveu a participação de, aproximadamente, 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde, além de técnicos do MS e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O trabalho envolveu revisão da literatura científica, escutas a setores e instituições, especialistas e população, além de uma consulta pública.
O guia é dividido em capítulos que tratam de conceitos relacionados à atividade física e são divididos por faixa etária ou necessidades especiais. O Ministério da Saúde pretende, em breve, construir parcerias com outros órgãos para disseminar e implementar o Guia, potencializando seus resultados.
Acesse o Guia de Atividade Física para a População Brasileira.