Prevenção ao suicídio: todos os dias são importantes
Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O mês, conhecido como Setembro Amarelo, é um alerta para o problema, responsável por mais 700 mil mortes no mundo só em 2019. Para debater a questão, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promoverá entre os dias 20 e 30, uma série de eventos on-line, chamada de Semana de Valorização da Vida. A transmissão será pelos canais @mdhbrasil.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio afeta o mundo de forma geral, não apenas países de alta renda. Segundo a entidade, a prevenção é possível, se feita no tempo certo, e as intervenções necessárias são de baixo custo.
Médicos e psicólogos sugerem o diálogo como estratégia de prevenção. A afirmação de que suicidas mantêm silêncio sobre suas intenções não é considerada correta. Conversar sobre suicídio com uma pessoa que apresenta problemas é também um caminho recomendado pelo Ministério da Saúde. O entendimento é de que o indivíduo em risco geralmente dá pistas sobre o que pretende fazer.
Em 2012, dois servidores da CAPES publicaram um texto tratando do assunto. O ensaio fala sobre o isolamento tendo por base algumas mensagens de suicidas. Confira a referência ao final deste texto.
Se você tiver pensamentos suicidas ou conhecer alguém nessa situação, consulte gratuitamente o Centro de Valorização da Vida (CVV). O telefone do CVV é 188.
Confira mais na Cartilha Acolha a Vida.
Vale a leitura: Ensaio Suicídio: angústia, melancolia, solidão e perda do sentido da vida, de Maria do Socorro Lima e Walner Mamede.