Notícias Protocolo notificação de teste positivo e solicitação de RT-PCR COVID-19
COVID-19

Protocolo notificação de teste positivo e solicitação de RT-PCR COVID-19

Publicado: 17/11/2021 17:39 Última Atualização: 19/11/2021 17:57

Aos trabalhadores da CAPES,

Um ambiente seguro a todos os que estão em trabalho presencial é fundamental. Por isso a CAPES traz novidades no protocolo para notificação de casos confirmados de COVID-19: os testes RT-PCR para o público da Fundação poderão ser feitos, sem custo, no Laboratório Mulier, contratado por esta Fundação.

Desse modo, reforçamos a importância do envio da notificação de eventuais resultados positivos para a Divisão de Saúde Ocupacional de Qualidade de Vida. Confira as orientações abaixo.

Protocolo para notificação de casos confirmados de COVID-1

1)    Informar sua chefia imediatamente por e-mail ou telefone. Em nenhuma hipótese a pessoa poderá vir trabalhar nas dependências da CAPES durante o tempo em que estiver infectada;

2)   A chefia deverá comunicar imediatamente à Divisão de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (DSO/CDP/CGGP) pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na ocasião deverá informar os seguintes dados da pessoa contaminada:

- nome completo;

- lotação;

- andar;

- telefone para contato;

- último dia em que esteve na CAPES.

Obs.: As informações serão mantidas em sigilo.

3)      A CGGP:

  1. informará a CGLOG para que todo o andar seja isolado e higienizado;
  1. entrará  em  contato  com  a pessoa  infectada,  a fim de obter  informações sobre possíveis  contatos com outras pessoas do prédio, bem como locais do prédio que tenha frequentado;
  1. entrará em contato com as chefias de todos que tiveram contato próximo com a pessoa infectada para sugeriros procedimentos a serem adotados.

É recomendado que aqueles que apresentarem sintomas  da COVID-19 ou que tiveram contato próximo  com casos confirmados  da doença também sejam afastados das atividades presenciais.

Considera-se contato próximo a pessoa que:

a)  Esteve  a  menos  de  1 metro  de  distância, por  um  período  mínimo  de  15 minutos,  com um  caso  confirmado, ambos sem máscara ou utilizando-a de forma incorreta. ­

b)  Teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado.

­

c)  Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, entre outros) de um caso confirmado.

As  pessoas  que  apresentarem  sintomas  ou  que  tenham   tido   contato   com casos confirmados da doença poderão encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ,  solicitando pelo formulário abaixo, o exame de RT-PCR.

Solicitação de Exame RT-PCR COVID-19

Nome completo:

   

Foi vacinado contra a COVID-19 ?

(    ) NÃO

(    ) SIM      1ª Dose (    )      2ª Dose (    )      Dose de reforço (    )

 

Teve contato com caso confirmado de COVID-19?

(    ) NÃO

(    ) SIM

Data do último contato:  _____/_____/_______

 

Sintomas:

(    ) NÃO

(    ) SIM  

Quais:

Aparecimento do primeiro sintoma em: _____/_____/_______

 

CPF:

   

RG:

   

Data de nascimento:

   

Celular:

   

Ramal:

   

Estou ciente e concordo que:

O Laboratório fornecerá login e senha individual para acesso ao resultado que será fornecido ao paciente no prazo de 48h após a coleta do teste.

O laboratório também enviará o resultado do exame para a CGGP da CAPES.

 

A DSO  responderá  ao  e-mail com a autorização e as  instruções para agendamento e realização do exame RT-PCR.

No caso das pessoas que tiveram contato próximo com caso confirmado de COVID-19, o retorno ao trabalho presencial ocorrerá quando, cumulativamente:

  1. o exame laboratorial descartar presença do coronavírus Sars-Cov-2;

b) estiver assintomático por mais de 72h;          

c) caso a pessoa que tenha tido contato com caso confirmado de COVID-19  na  CAPES  não  faça  o  teste, o retorno ao trabalho presencial ocorrerá após 14 dias contados do último contato com a pessoa infectada.

Aqueles que tiveram o diagnóstico confirmado da doença retornarão conforme orientação do médico que estiver acompanhando o caso.