Aniversário da DTI: colaboradores são homenageados
Este mês a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES comemora dez anos. Um evento especial, ocorrido na última sexta-feira, 11, reuniu discursos, homenagens aos membros mais antigos da equipe e premiação de campeonato de jogos eletrônicos.
Segundo Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação, a data é importante para situar a CAPES na vanguarda da Administração Pública. “Desde 2012, a Fundação posiciona estrategicamente sua área de TI como uma Diretoria. Este movimento tem acontecido em outros órgãos há pouco tempo”, explica.
De acordo com o diretor, esse posicionamento permite à DTI estar em sintonia com o negócio da Fundação e com as necessidades dos usuários. Milton cita como exemplo a modernização dos equipamentos de conectividade em todos os andares da CAPES: “Não é um trabalho percebido tão facilmente, porém, a ação despendeu grande esforço e investimento da DTI, e irá gerar melhor desempenho e mais segurança para as atividades das áreas finalísticas”.
Homenagens
A comemoração on-line teve como destaque homenagens aos servidores e colaboradores mais antigos da Diretoria de Tecnologia da Informação. Em um texto que destacava a excelência do trabalho e a dedicação há mais de dez anos, foram citados os servidores Francisco Neto e Gilene Borges, além dos colaboradores Ovídio Rocha e Célia dos Santos Oliveira, a Celinha.
Uma das mais antigas colaboradoras da DTI, Celinha, como é conhecida por todos da Diretoria, falou da sua trajetória. “Eu comecei atuando como secretária no começo da antiga coordenação de informática, quando funcionávamos no anexo do MEC. Participei da primeira distribuição de microcomputadores na CAPES. Era tanto chamado que comecei a dar suporte a usuários internos e externos. Tudo isso serve de muito aprendizado e conhecimento”, conta.
Passados pouco mais de 20 anos, a carreira de Celinha é um exemplo de crescimentos e oportunidades. “Me formei, me pós-graduei e fui promovida. Tive uma oportunidade e passei para ser analista de Requisitos. Correndo atrás, conquistando meu espaço, ganhando respeito, agarrei todas as oportunidades. Hoje atuo como gerente de Projetos e sou uma pessoa muito feliz e grata pelo crescimento e pelas conquistas que a CAPES me permitiu”, conclui.
Gilene Borges também já acumula mais de uma década de trabalho com a TI da CAPES. “Eu cheguei na antiga CGIN em janeiro de 2009 e atuei como analista de Ciência e Tecnologia até a criação da Diretoria. Em abril de 2012 fui convidada a ser coordenadora da nova Coordenação de Sistemas de Apoio a Educação (CSAE)”, lembra.
Para a servidora, o departamento é um local de aprendizado constante. “Durante esses 10 anos, tenho aprendido muito com os profissionais que passaram e que ainda estão na DTI. Todos comprometidos, capacitados e disponíveis. Para mim, é motivo de muito orgulho poder fazer parte dessa Diretoria”, afirma.
Os quatro homenageados representaram o agradecimento a todos os servidores, prestadores de serviço, terceirizados e consultores que nesses 10 anos contribuíram para a história da DTI.
Campeonato
Além das homenagens, o evento de aniversário da DTI premiou com brindes as três melhores duplas do 1º Campeonato de Games da DTI. O resultado final ficou assim:
1 º Lugar: Alan e José
2 º Lugar: Douglas e Marco
3º Lugar: Paulino e Túlio
Realizado fora do horário de trabalho e apenas com recursos tecnológicos próprios, os gamers da DTI se reuniram entre 20h e 22h para disputar partidas do jogo Counter-Strike: Global Offensive (CSGO).
Para Celinha, a competição fica só para fora do trabalho. “Nosso ambiente de trabalho é muito harmônico, realmente formamos um time”, enfatiza. Como definiu o diretor Milton Sampaio: “temos muito a comemorar e a agradecer pelos 10 anos da DTI!”
DTI
Criada com o fim da antiga Coordenação-Geral de Informática (CGIN), a DTI se estabeleceu como suporte tecnológico de todas as atividades realizadas pelas áreas finalísticas da CAPES.
Desde 2012 a Diretoria de Tecnologia da Informação ocupa a sobreloja do edifício-sede da CAPES. Hoje a DTI conta com uma equipe de 190 pessoas cujo trabalho envolve desde o suporte de rede do prédio até a programação de aplicações e sistemas específicos para a Fundação.