Notícias Transparência e visibilidade: os objetivos da Comissão de Ética
Diagnóstico Ético

Transparência e visibilidade: os objetivos da Comissão de Ética

Publicado: 18/04/2022 16:08 Última Atualização: 18/04/2022 16:16

 G9A3908A Comissão de Ética da CAPES apresentou na última quinta-feira, 14, os resultados da pesquisa Diagnóstico Ético, respondida por mais de cem trabalhadores da nossa Fundação. O evento, celebrado por todos, marcou a primeira etapa de uma campanha educativa que será desenvolvida ao longo de 2022. Lucas Bussinger, presidente da Comissão, ressaltou o momento como especial por marcar o retorno às atividades presenciais e o encontro de toda a equipe no edifício-sede. “Esse ano teremos novidades a partir de parcerias e iniciativas autônomas, para o ambiente da gestão da ética na CAPES”, afirmou.

A apresentação da Comissão, da rede de ética pública e dos resultados da pesquisa foi feita por Sílvio dos Santos Salles. Para ele, as respostas ao Diagnóstico revelam um desconhecimento da existência e do trabalho da Comissão de Ética da CAPES. “A pesquisa indicou que apenas metade dos respondentes conhecem os integrantes da Comissão. Muitos não sabiam indicar a localização ou as competências do grupo. Essa apresentação é um primeiro passo para a visibilidade e transparência”, explicou o servidor.

Lucas Bussinger aproveitou a ocasião para anunciar os principais assuntos apontados por aqueles que responderam a pesquisa e que servirão como guia para campanhas e ações futuras. “Agradecemos a todos os voluntários e deixamos o convite para participação ativa na gestão da ética pública na CAPES, com diversidade de vozes e opiniões. Estamos ouvindo vocês”, concluiu.

O trabalho da Comissão
A Comissão de Ética da CAPES é formada atualmente por seis servidores. Os titulares são Lucas Bussinger Cruz, Gilene do Espírito Santo Borges e Gabriella Parisi Taitson Queiroz, e os suplentes Priscila Siqueira Jardim, Joana Ribeiro de Abreu e Sílvio dos Santos Salles. A secretaria-executiva fica a cargo de Marcella Mendes Gonçalves Braga.

A Comissão oferece e executa, entre outras atividades, orientações preventivas e a apuração de infrações éticas. “Não temos a atribuição de punir ninguém. Em casos graves, fazemos a censura, que constará na ficha funcional e pode prejudicar o infrator em seleções futuras. Também promovemos acordos para retratar e compensar infrações”, enfatiza Silvio Salles.

Saiba mais sobre a Comissão de Ética em intranet.capes.gov.br/acesso-rapido/comissao-de-etica

(Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)