Programa de Gestão da CAPES valoriza a excelência
Em vigor desde o último dia 8 de agosto, o Programa de Gestão e Desempenho da CAPES (PGD/CAPES) é uma ferramenta que transforma as rotinas e a produtividade da Fundação. O PGD estabelece padrões de desenvolvimento e mensuração das atividades executadas pelos servidores e substitui os controles de assiduidade e pontualidade pelas entregas e resultados.
Para o coordenador-geral de Gestão de Pessoas (CGGP), Adriano Mendes, o PGD pode melhorar o desempenho de uma instituição como a CAPES, justamente por ter como fundamento uma gestão de pessoas baseada em resultado. “As chefias passarão a ter o foco na entrega e na qualidade das atividades executadas pela equipe, permitindo uma visão ampla do desempenho de seu setor e, assim, contribuindo para um melhor desempenho da CAPES na prestação de serviço à sociedade”, explica.
Adriano também destaca o estímulo à produtividade. “Na norma interna atual, a chefia pode pactuar um plano de trabalho com um aumento de produtividade de até 25%. Além disso, não podemos esquecer que é um instrumento de atração e manutenção da força de trabalho”, ressalta o servidor.
Para participar do Programa é importante ter em mente as responsabilidades na nova rotina de trabalho. No PGD/CAPES, o servidor deve cumprir o estabelecido no plano de trabalho, manter o contato telefônico atualizado e consultar diariamente seu e-mail institucional. Permanecer em disponibilidade constante para contato telefônico pelo período acordado com a chefia imediata e atender às convocações para comparecimento sempre que sua presença física for necessária também são requisitos necessários.
Conquista dos servidores
A Associação de Servidores da CAPES (Ascapes) comemorou a publicação da portaria que instituiu o Programa de Gestão e Desempenho da CAPES. “Essa foi uma grande conquista dos servidores da CAPES, que se mobilizaram e organizaram para que o PGD fosse, enfim, autorizado e implementado. Essa foi a principal demanda tratada pela Ascapes nos últimos meses”, destacou o presidente da Associação, Luilson Lobato.
Lobato também aproveitou a oportunidade para registrar os agradecimentos aos servidores pelo diálogo e, em especial, à diretoria da CAPES: “Agradecemos também à presidente da CAPES, Professora Cláudia, e a todas as diretorias da CAPES, em especial à DGES, na pessoa do Adriano, que manteve um diálogo aberto com a Ascapes para que as demandas dos servidores fossem contempladas nessa primeira versão da portaria”.
Saiba tudo sobre o PGD/CAPES, incluindo FAQ e vídeos tutoriais, no link: https://intranet.capes.gov.br/central-de-informacoes-e-servicos/gestao-de-pessoas/programa-de-gestao-e-desempenho-da-capes-pgd-capes