29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo
Hoje, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data é importante para conscientizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina, presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da COVID-19.
A fumaça do tabaco contém mais de sete mil compostos e substâncias químicas. Estudos indicam que, no mínimo, 69 deles provocam câncer. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostram que o Brasil gasta anualmente R$ 125 bilhões para tratar as doenças e incapacitações provocadas pelo tabagismo.
O quarto relatório da Organização Mundial de Saúde, de 2021 sobre tendências globais do tabaco, aponta que existem mais de 1,3 bilhão de fumantes no mundo. Estima-se que 80% deles vivem em países de baixa e média renda, onde as doenças e mortes em decorrência do tabagismo são mais comuns. Análises da OMS em 2010 apontavam que os fumantes, na época, consumiam cerca de seis trilhões de cigarros todos os anos.
Já o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (Vigitel 2021) registra que o total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,1%. Nesse cenário, 11,8% dos homens dessa faixa etária são fumantes, enquanto que as mulheres representam 6,7% dessa população.
É possível fazer tratamento antitabagismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No DF, há 58 unidades da Secretaria de Saúde que oferecem acompanhamento e tratamento. Acesse os contatos dos Centros de Referência em Tratamento do Tabagismo no DF.
Conheça a Biblioteca Virtual do Programa de Controle de Tabagismo no DF.