5 de setembro – Dia da Amazônia
Nesta segunda-feira, 5, comemoramos o Dia da Amazônia, um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, além da maior reserva natural do planeta. A floresta é o habitat de inúmeras espécies animais, vegetais e arbóreas, e fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.
O dia foi escolhido em homenagem ao Príncipe Dom Pedro II, que nesta data, em 1850, decretou a criação da província do Amazonas (atual estado do Amazonas). A data foi instituída no dia 19 de dezembro de 2007, após aprovação do projeto de Lei nº 11.621.
CAPES e Amazônia
Nos últimos anos, a CAPES desenvolveu iniciativa para consolidar os programas de pós-graduação das instituições sediadas na Amazônia: o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal. A iniciativa pretende, a partir da formação de recursos humanos, ampliar a produção científica e tecnológica na Amazônia Legal, intensificando o seu impacto regional. São apoiados projetos em áreas temáticas, com foco em pesquisas relacionadas à Amazônia, como biotecnologia e recursos hídricos.
Atualmente, a CAPES está com inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Equipamentos na Região da Amazônia Legal. O programa fomenta a aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte, para uso compartilhado, e destinados à melhoria da infraestrutura para projetos acadêmico-científicos das instituições de ensino superior da região.