Diretor de gestão resume principais pontos do PGD
Novo programa atualiza parâmetros da gestão de pessoas na Administração Pública.
Entrevista
Em 8 de agosto entrou em vigor o Programa de Gestão e Desempenho da CAPES, o PGD. Trata-se de uma profunda reorganização do trabalho, que traz consequências diretas à nossa rotina. Por exemplo, novos padrões de desenvolvimento e mensuração das atividades executadas pelos servidores substituem os controles de assiduidade e pontualidade pelas entregas e resultados.
Para explicar melhor o impacto do programa, o diretor de gestão, Anderson Lozi, concedeu uma entrevista.
Qual é a importância do PGD?
O PGD substitui o controle de frequência dos agentes públicos por uma gestão baseada em resultados. Para a Administração, incentiva a produtividade e reduz despesas. Já os participantes contam com maior qualidade de vida, autonomia, motivação e economia.
O que o PGD traz de inovação para o serviço público?
Trata-se de uma verdadeira quebra de paradigma no serviço público. É uma inovação em relação à forma de execução do trabalho (podendo ela ser presencial, remota ou híbrida), flexibiliza o horário de execução das atividades (garantindo maior autonomia dos participantes).
Sobretudo, o programa substitui o obsoleto controle de frequência por uma gestão baseada em resultados, com metas estabelecidas de forma transparente e consensual. Os benefícios são vários. Por exemplo: maior eficiência administrativa, redução de despesas, maior qualidade de vida para os participantes e maior motivação para o trabalho.
Comente quais os pontos positivos específicos do PGD da CAPES.
Um ponto positivo específico do PGD da CAPES é que todos os servidores não ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança podem aderir. Já a estratégia adotada por vários outros órgãos consiste em fixar um percentual máximo de participantes nos respectivos programas.
Estamos em fase de adaptação às novas rotinas, então fique atento à intranet. Em breve falaremos mais sobre o PGD!