Phishing: atenção redobrada no fim de ano
O período festivo e a transição governamental não podem baixar nossa vigilância em prol de um ambiente informático mais seguro. Então vamos continuar avaliando com cuidado os e-mails que recebemos neste período festivo e durante os primeiros meses do novo governo. Assim vamos evitar o impacto e o espalhamento de ataques cibernéticos. Para refrescar a memória, trouxemos uma lista com os principais causadores de phishing1:
Phishing por e-mail é o método mais comum, aquele que usa mensagens para introduzir a isca de phishing. Esses e-mails geralmente contêm links que levam a sites maliciosos ou anexos que contêm programas maliciosos (malware).
Phishing nos sites ocorre em páginas falsificadas, que copiam sites reais conhecidos e confiáveis. Os hackers criam essas duplicatas para induzir o internauta a fornecer as palavras de login e senhas, que serão usadas pelos bandidos para acessar as contas reais da vítima. Os pop-ups (janelas que abrem automaticamente) também são uma fonte comum de phishing nos sites.
Vishing é a abreviação de “phishing de voz”, ou a versão em áudio do phishing na internet. O golpista tenta convencer as vítimas por telefone a divulgar informações pessoais que podem ser usadas posteriormente para roubo de identidade. Muitas chamadas automatizadas são tentativas de vishing.
Smishing é a variante que usa SMS, contendo uma mensagem de texto que solicita clicar em um link ou baixar um aplicativo. Ao fazer isso, o destinatário baixará malware em seu telefone, que poderá roubar informações pessoais e enviá-las ao invasor.
Phishing nas redes sociais ocorre nos sites como Facebook ou Twitter. Por meio de conversas, o criminoso convence as pessoas a enviarem links maliciosos para seus amigos. Outros criam perfis falsos e usam esses perfis para phishing.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as estratégias de phishing, redobre sua atenção e não se deixe enganar. Na dúvida, não clique. Se precisar de ajuda, consulte o suporte técnico da DTI: 2022-6170 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
1 Com informações de avast.com.