Pós-graduação brasileira tem maioria feminina
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado, anualmente, em 11 de fevereiro. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para incentivar a igualdade de direitos educacional, acadêmico e científico, entre homens e mulheres.
No Brasil, elas representam 54% dos estudantes matriculados em cursos stricto sensu. Dos 405 mil alunos de mestrado e doutorado, 221 mil são mulheres. Além disso, 58% dos beneficiários da CAPES com bolsas no País são mulheres. Embora sejam maioria numérica, as mulheres ainda lutam por mais respeito e oportunidades em ambientes majoritariamente masculinos.
Para a presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, “É muito importante que a sociedade, as agências e as universidades se mobilizem para favorecer a ascensão das mulheres, por meio de atividades afirmativas, para que elas possam constituir as lideranças do sistema nacional de ciência e tecnologia”. Ela reafirma ainda o compromisso da Fundação em desenvolver estratégias, juntamente com a comunidade acadêmica, para melhorar a trajetória das jovens cientistas no brasil.