CAPES tem gestão de ponta a ponta em tecnologia
CAPES tem gestão de ponta a ponta em tecnologia
Fluxo de processos ajuda a alcançar os resultados
Nós já conhecemos o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da CAPES (PDTIC), documento que mostra o diagnóstico, o planejamento e a gestão dos recursos e processos de informática no nosso trabalho. Mas como são pensadas e executadas as orientações do Plano Diretor? É aí que entra o Fluxo do Processo de Gerenciamento do PDTIC, divulgado agora em fevereiro.
O fluxo de processo descreve graficamente as instruções para a elaboração, acompanhamento e revisão do PDTIC. Portanto, ele está em plena utilização no momento em que você lê estas linhas. Trata-se de uma série de diagramas que servem como um guia sempre disponível, dando estabilidade ao trabalho da governança de informática. Não apenas o PDTIC conta com essa ferramenta de padronização: ele está presente outras atividades da DTI, incluindo a admissão de pessoal.
“Legal. E que eu tenho a ver com isso?”, você pode se perguntar. A resposta é simples: ao conhecer a dinâmica do PDTIC, estamos preparados para contribuir com ideias ou informar nossas demandas de tecnologia da informação para o representante do acompanhamento do plano na nossa diretoria.
A CAPES é uma agência digital e presta serviços aos cidadãos por sistemas e aplicativos. Logo, é dependente do funcionamento da tecnologia e de uma boa estratégia nesse sentido. E aqui todos somos parte desta construção. Nessa história vale lembrar que o PDTIC e seu fluxo referem-se a demandas de implementações novos recursos. Para os problemas de funcionamento basta abrir um chamado no CATI.