Notícias CAPES terá programação especial
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

CAPES terá programação especial

Publicado: 03/03/2023 09:58 Última Atualização: 03/03/2023 10:15

convite interno 1

 No próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a CAPES convida a todos para o evento “Educação: palavra feminina”, que acontece das 16h às 17h30, no auditório Anísio Teixeira, no primeiro subsolo (-1).  O encontro será em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube, e conta com a parceria da Comissão de Ética da Instituição.

A abertura será feita por Mercedes Bustamante, presidente da CAPES. O evento vai debater o papel da mulher no ambiente acadêmico e seus desafios para além da representatividade. Além disso, o encontro contará com duas palestras de mulheres cientistas, com trajetórias inspiradoras.

Tânia Mara, doutora em Antropologia (UnB) e editora da revista Sociedade e Estado, fará um panorama da violência contra as mulheres nas universidades brasileiras. Maria Domingues Vargas, doutora em Química, homenageada com a Medalha Simão Mathias (SBQ) em 2009, falará sobre a participação feminina na pós-graduação e na ciência.

Não deixe de prestigiar! Participe!

 

SERVIÇO

DATA: 8 de março

HORÁRIO: das 16h às 17h30

LOCAL: CAPES - Auditório Anísio Teixeira, Primeiro Subsolo (-1) 

 

Conheça as palestrantes:

Tânia Mara Campos De Almeida

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado em Representações Sociais pelo Instituto de Psicologia da UnB e pela Université de Provence (França). Foi coordenadora dos bacharelados em Ciências Sociais e Humanas no Departamento de Sociologia da UnB, e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) daquela instituição. É editora-responsável da revista Sociedade e Estado e participa do corpo editorial de diversos periódicos científicos. Seus trabalhos dão ênfase aos temas relacionados a gênero, violência, trabalho, saúde e religião.
A convite da CAPES, Tânia Mara fará um panorama da violência contra as mulheres nas universidades brasileiras.


Maria Domingues Vargas

Graduada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Química pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), trabalhou como pesquisadora e professora no Sidney Sussex College (Inglaterra) por quatro anos. Foi professora titular no Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde segue como professora colaboradora desde 2019. Sua área de pesquisa abrange a Química Bioinorgânica e o estudo de sistemas nanométricos para a entrega de fármacos. Participa do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UFF (Proppi-UFF) e foi coordenadora de pesquisa na mesma instituição, participando atualmente do debate sobre ética na Ciência. Editora do Journal of the Brazilian Chemical Society de 1998 a 2008, foi homenageada em 2012 pela Revista Virtual de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e laureada com a Medalha Simão Mathias  (SBQ) em 2009. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010 e 2018, e o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani em 2019. Na CAPES, falará sobre a participação feminina na pós-graduação e na ciência.