Empatia: ingrediente-chave da liderança feminina na CAPES
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é uma data para reconhecer as conquistas das mulheres na luta pela igualdade de gênero. Sem dúvida, uma das principais conquistas nas últimas décadas foi a crescente presença feminina em cargos de liderança.
Na CAPES, a presidente é mulher e dez, das vinte e quatro coordenações gerais, são ocupadas por mulheres. No entanto, tanto nas instituições de governo quanto na iniciativa privada, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir um tratamento justo e igualitário, especialmente quando se trata de oportunidades de liderança.
Em entrevista realizada com as gestoras da Fundação, o olhar feminino sobre as equipes foi um diferencial ressaltado por todas, pela capacidade de compreensão da dimensão humana e dos talentos e capacidades de cada colaborador. Nesse contexto, a palavra ‘empatia’ apareceu como um atributo positivo no exercício da coordenação.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, destaca que o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para a reflexão sobre o cenário e a condição da mulher brasileira na Educação e na Ciência. “É preciso parar de naturalizar a maior complexidade dos obstáculos à carreira da mulher pesquisadora, acadêmica e cientista. Esse é um ponto importante de mudança de cultura, e não é uma questão só das mulheres, mas da sociedade como um todo”, enfatiza.
A todas as mulheres da CAPES, apresentamos, hoje, o nosso agradecimento pelo papel fundamental que desempenham no dia a dia da instituição. Certamente não seríamos tão bons sem vocês!
Confira nosso vídeo especial do Dia Internacional da Mulher!