CAPES incentiva formação de professores
Dia 15 de março é celebrado o Dia da Escola. A data, instituída pelo Congresso Nacional, tem o objetivo de mostrar a importância dessas instituições na formação de cidadãos conscientes e da sociedade como um todo. É uma ótima oportunidade para lembrar que a atuação da CAPES tem efeitos diretos no dia a dia da comunidade escolar.
Desde 2007, a CAPES atua na formação inicial e continuada de professores da educação básica. As principais ações abrangem o apoio à formação inicial de professores por meio dos programas Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. A Fundação investe também na melhoria da qualidade da educação continuada, por meio dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB).
Outra iniciativa da agência é o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) voltado aos profissionais do magistério já em exercício nas redes públicas de educação básica. Como se sabe, muitas vezes uma escola tem professores de uma disciplina dando aula de outra, devido à ausência de pessoal com a formação adequada. O Programa contribui essa adequação por meio da oferta de cursos de licenciatura na área em que os professores atuam, alcançando inclusive as comunidades indígenas.
Resultados
Até o presente, o Pibid já beneficiou mais de 317 mil licenciandos, e o Residência Pedagógica, mais de 101 mil. O Parfor já formou mais de 60 mil professores da educação básica. Já o ProEB titulou aproximadamente 10 mil alunos.