Notícias Diretoria de Relações Internacionais recebe novo diretor
GESTÃO

Diretoria de Relações Internacionais recebe novo diretor

Publicado: 03/04/2023 16:48 Última Atualização: 03/04/2023 16:52

WhatsApp Image 2023 03 31 at 11.26.34

Rui Oppermann planeja aumentar a presença internacional nos Programas de Pós-graduação brasileiros.

O novo diretor Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann, é professor de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição onde se graduou, foi diretor, vice-reitor por duas vezes, e reitor de 2016 a 2020. Oppermann é, ainda, doutor em Periodontia pela Universidade de Oslo, na Noruega, e foi coordenador da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, em 2017.

“Aceitei honradamente o convite da Presidente da CAPES, professora Mercedes Bustamante, para assumir a DRI. A internacionalização é componente essencial de uma universidade de excelência. O sistema de pós-graduação brasileiro é reconhecido, nacional e internacionalmente, por sua qualidade, e a CAPES tem uma grande parcela de responsabilidade por isso”, ressalta o novo diretor.

Rui Oppermann elenca alguns dos desafios que serão prioridade durante a sua gestão: reconstruir acordos e parcerias internacionais que precisam ser renovadas; promover a internacionalização, levando em conta as características próprias de cada Programa de Pós-graduação (PPG); aumentar a presença internacional dos PPG brasileiros; promover a cooperação com o Sul global, América-Latina e Caribe.

Além disso, o novo diretor planeja participar de iniciativas focadas em questões estratégicas para o desenvolvimento sustentável, tanto no plano regional quanto mundial, e ampliar redes de cooperação para o desenvolvimento estratégico nacional e regional. A nomeação de Rui Oppermann foi publicada na quinta-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU).

Carreira

Rui Oppermann participa do comitê acadêmico do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces). Coordenou as participações das instituições públicas de educação superior na III Conferência Regional de Educação Superior, na Argentina, em 2018, e da III Conferência Mundial de Educação Superior, realizada na Espanha, em 2022, ambas organizadas pela Unesco.

Atribuições

A Diretoria de Relações Internacionais atua de maneira a promover a internacionalização da pós-graduação brasileira, fomentando a formação de recursos humanos de alto nível com a inserção de brasileiros no meio acadêmico, científico e tecnológico internacional.

Cabe também à DRI a negociação de acordos e convênios de intercâmbio e de cooperação educacional, científica e tecnológica de interesse do Brasil, além da supervisão e coordenação do processo de concessão de projetos conjuntos de pesquisa, bolsas de estudo e auxílios no exterior.

.