Conheça a nova estrutura da DTI
Uma das novidades é que a diretoria passa a ter o cargo de assessoria.
A Diretoria de Tecnologia da Informação teve a sua estrutura alterada, com o novo estatuto da CAPES, aprovado pelo Decreto nº 11.238. O objetivo é avançar em Segurança da Informação e Comunicação (SIC), inovação, métodos ágeis, gestão de dados e interação com o negócio, de maneira especializada. Uma das novidades é que a diretoria passa a ter o cargo de assessoria, vinculado ao gabinete da DTI.
A Coordenação-Geral de Infraestrutura de Informática (CGII) passa a se chamar Coordenação-Geral de Segurança e Infraestrutura de Informática (CGSII). A CGSII é dividida em duas subáreas: a Divisão de Gestão de Serviços e Segurança (DGSS), responsável pelas atividades de segurança de TIC, segurança da informação e comunicações (SIC), atendimento aos usuários, provimento de serviços e equipamentos internos, entre outros. Já a Divisão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DINF) fica responsável pela disponibilidade dos serviços de TIC, por recuperação de desastres e computação em nuvem.
A Coordenação-Geral de Sistemas e Informações de Dados (CGSID) antiga Coordenação-Geral de Sistemas (CGS), é subdividida em três coordenações: a Coordenação de Desenvolvimento, Arquitetura e Qualidade (CDAQ) será responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas. A Coordenação de Informações de Dados (CIND) responde pela gestão de dados e pelo planejamento estratégico, baseado na coleta e na análise de informações. Já à Coordenação de Negócios e Produtos (CNEP) compete a interlocução entre as áreas, para entender as demandas, otimizar os recursos e propor soluções tecnológicas.
Adi Balbinot Junior, diretor da DTI, destaca que a nova estrutura do setor irá modernizar e aperfeiçoar os processos e sistemas. “A forma de trabalho se atualiza. Ela moderniza a maneira como a gente trabalha junto à Instituição e se relaciona com as demais diretorias, de forma que a gente pense mais institucionalmente, trazendo mais celeridade e melhor entendimento das demandas”, ressalta Adi.
Atribuições
A DTI é responsável por propor, planejar, coordenar, implementar e manter atualizados os sistemas de informação que apoiam os processos da Fundação. Compete à diretoria, ainda, o atendimento e o suporte técnico permanente de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) aos usuários internos e externos durante os eventos promovidos pela Fundação.
Veja aqui o vídeo do diretor, Adi Balbinot, sobre a nova estrutura da DTI.