Corregedoria e ouvidoria realizam ciclo de reuniões
Recebimento de denúncias e de pedidos de acesso à informação são os temas principais.
Nesta terça-feira, 09, Daniella Toscano, ouvidora, e Reonauto Souza Júnior, corregedor da CAPES, reuniram-se com diretor, coordenadores-gerais e demais coordenadores da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB). A iniciativa atende a uma demanda da presidência da Fundação: apresentar ouvidoria e corregedoria e explicar seus diferentes papéis a todas as áreas da CAPES. Em retribuição, os setores e as linhas de atuação da DPB também foram apresentados ao corregedor e à ouvidora
A Diretoria de Programas e Bolsas no País é responsável por supervisionar e coordenar o processo de concessão de bolsas de estudo e de fomento aos programas de pós-graduação brasileiros, com o objetivo de formar recursos humanos de alto nível para o País. A DPB possui ações específicas para a redução de assimetrias regionais e estímulo às áreas do conhecimento estratégicas, além de programas especiais de promoção da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico.
Daniella Toscano, ouvidora da CAPES, explicou que a série de encontros também visa orientar e instruir as diretorias quanto aos procedimentos para o recebimento de denúncias, pedidos de acesso à informação, além da prática do princípio da transparência, entre outros. “A ouvidoria é um canal de comunicação entre a CAPES e seu público interno e externo. Essa reunião visa padronizar certas respostas da CAPES, a partir de demandas comuns que chegam por diversos canais de atendimento”, ressaltou Daniella.
Reonauto Souza Júnior, corregedor, destacou que seu papel dentro da Fundação é ajudar a zelar pela integridade da CAPES, juntamente com a ouvidoria e com a governança. “Estamos organizando esses encontros para que a gente fale um pouco de cada um desses órgãos tão importantes para a integridade da instituição. A gente acredita que, com a instituição de uma ouvidoria e de uma corregedoria, funcionando bem, a gente vai ter um clima mais saudável”, pontuou o corregedor.
Esta é a quarta reunião de apresentação para as diretorias. Os próximos encontros acontecem com as Diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), no dia 12, e com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), no dia 18. Daniella Toscano destacou, ainda, que após a atualização do estatuto, já em andamento, será feita uma reunião geral de apresentação da Ouvidoria e da Corregedoria, para os servidores e colaboradores da Fundação.
Contatos
A Ouvidoria está localizada no 11° andar. Em breve, terá também uma sala para atendimento especial de servidores e colaboradores no térreo. Também é possível entrar em contato por telefone, no ramal 6001, ou via e-mail, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os contatos da Corregedoria podem ser feitos pelo ramal 6025 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..