Corregedoria e Ouvidoria são apresentadas ao pessoal da CAPES
Aconteceu nesta quinta-feira, 1, evento de apresentação da Ouvidoria e da Corregedoria, novos setores da CAPES, para todos os trabalhadores da Instituição. A mesa foi composta pelos diretores Adi Balbinot (DTI) e Laerte Guimarães (DPB), pela ouvidora, Daniella Toscano, pelo corregedor, Reonauto Souza Júnior e pelo presidente da Comissão de Ética, Silvio dos Santos Salles.
Adi Balbinot, diretor da DTI, abriu o encontro, representando a presidente da CAPES, Mercedes Bustamante. Adi agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da formalização da ouvidoria e da corregedoria. “A atual gestão tem se comprometido bastante com os temas de ética, com questões que envolvem assédio, seja moral ou sexual, e com as relações que nós temos, entre servidores, colaboradores e chefias. A professora Mercedes, a todo momento, tem trazido isso para as reuniões de diretoria”, destacou Adi.
Em seguida, o professor Laerte Guimarães, diretor da DPB, comentou sobre a importância de se ter um ambiente de trabalho respeitoso e a necessidade de promover a discussão sobre os direitos e deveres de todos. “A Corregedoria e a Ouvidoria são conquistas da nossa cidadania institucional. Esta Agência, que faz uma diferença extraordinária para o País, precisa ser um ambiente cordial, receptivo e de respeito ao ser humano”, destacou Laerte.
O encontro teve como objetivo explicar as competências e atuações da Ouvidoria e da Corregedoria. Daniella Toscano, ouvidora, explicou os procedimentos e as garantias para a realização de uma denúncia e apontou situações que configuram e que não configuram assédio moral e sexual, e discriminação. “São manifestações típicas de ouvidoria, reclamações e denúncias. A reclamação está ligada a uma insatisfação, já a denúncia é sobre irregularidade ou ato ilícito”, esclareceu a ouvidora.
Daniela contou relatos pessoais para explicar as formas de discriminação e assédio. O assédio, tanto moral quanto sexual, pode ocorrer, em relações hierárquicas, mas também entre colegas. A Ouvidoria recebe a denúncia e cabe à Corregedoria a apuração. Contudo, para a denúncia ser apurada, é necessário provar a materialidade dos fatos. Todas as denúncias devem ser dirigidas à plataforma FALA.BR.
Reonauto da Silva Júnior, corregedor, esclareceu que o objetivo da Corregedoria, além de apurar os fatos, é promover a integridade pública e zelar pela reputação institucional da CAPES. “Nós temos o papel de prevenir as ocorrências e garantir um ambiente saudável”, pontuou Reonauto.
Silvio dos Santos Salles, presidente da Comissão de Ética, explicou atuação do seu setor. “A Comissão de Ética trabalha com todos os processos que tenham um recorte ético e possui elementos semelhantes aos ritos da Corregedoria. A equipe da Comissão é composta também por mulheres. Além disso, nossa sala tem mais de um ambiente, discreto, para atendimento e recebimento de denúncias.
Caso seja necessário realizar uma denúncia, a Ouvidoria está localizada no 11° andar e é possível entrar em contato por telefone, no ramal 6001, ou via e-mail, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os contatos da Corregedoria, situada no 12°, podem ser feitos pelo ramal 6025 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já a comissão de ética fica no -1, ao lado da sala da Brigada, e pode ser contatada pelo ramal 6033 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.