Equipe da brigada faz vistoria em combate à dengue
Iniciativa faz parte das medidas de prevenção contra a doença
A CAPES realiza inspeções de rotina para identificar e eliminar qualquer possível foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e abrange as instalações internas do prédio, a área externa do térreo e os estacionamentos.
Leandro Gonzaga, supervisor da Brigada, é um dos responsáveis pela iniciativa. Ele explica que são realizados três tipos de vistorias de controle e combate à dengue na Fundação. A primeira consiste em duas inspeções diárias para verifica calhas, redes fluviais e vasos de plantas nas áreas internas. A segunda é realizada toda sexta-feira, para aplicação de água sanitária nos ralos em todos os andares, incluindo a garagem. A terceira é realizada mensalmente, com a limpeza da área externa à edificação, recolhendo, registrando e eliminando objetos que poderiam acumular água e, assim, facilitar a propagação do mosquito.
“Mensalmente, é realizada uma inspeção mais detalhada e, a partir dela, é gerado um relatório com orientações. Esse relatório documenta as situações de risco específicas e alterações que possam criar condições para a doença”, explica Leandro Gonzaga. O trabalho da equipe de combate ao Aedes aegypti é fundamental, mas também é crucial que cada indivíduo faça a sua parte, principalmente aqueles que conservam vasos de plantas em seus locais de trabalho.
A transmissão da dengue ocorre a partir da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são dor nas articulações, no corpo e na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. E já que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada, caso ocorra algum caso suspeito no seu setor, não hesite: ligue para o ramal 6868.