Fortalecimento dos recursos humanos é prioridade da DGES
Publicado: 19/06/2023 16:14
Última Atualização: 19/06/2023 16:14
Medidas de bem-estar e qualidade de vida também são planejadas
O fortalecimento de recursos humanos, o aprimoramento do sistema de prestação de contas e a busca por melhorias nos sistemas de pagamentos aos bolsistas por meio do Cartão BBPesquisa são os três pilares prioritários da Diretoria de Gestão (DGES).
À frente da DGES, Rodrigo Lamego de Teixeira Soares destaca que é preciso encontrar meios para reduzir o atual passivo de prestações de contas: “seja pela implementação de sistemas automatizados de gestão de documentos, seja pela negociação junto aos órgãos de controle para realizar a auditoria por amostragem, ou ainda em decorrência da implementação de um sistema eficiente e seguro de gestão de riscos e ranqueamento das demandas existentes”.
A nomeação de Soares foi publicada em 5 de maio no Diário Oficial da União (DOU).Agora, o titular da DGES pretende implementar melhores práticas da gestão pública moderna, com atenção especial para o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores e colaboradores da CAPES. Ele também planeja implementar melhorias no que tange à esfera administrativa, atuando na contratação de funcionários. “Uma das minhas prioridades será me dedicar ao fortalecimento dos recursos humanos da CAPES, principalmente com a viabilização dos concursos, para recompor o quadro de funcionários”, salientou.
Carreira
O Diretor de Gestãoé graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Assessoria Parlamentar e Relações Governamentais pela mesma instituição; especialização em Administração Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e MBA em Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. É mestre em Administração Pública pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra.
Rodrigo possui um currículo extenso em diversas áreas de atuação: foi aprovado no concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento, em 2003. Já atuou no Poder Legislativo, na iniciativa privada e no terceiro setor, como consultor parlamentar, professor de inglês e professor do cursinho comunitário da UnB, entre outras atividades. Também foi chefe de gabinete e vice-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), e assessor especial do ministro e chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O diretor foi, ainda, secretário-executivo da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Educação em duas oportunidades, e chefe das Assessorias Parlamentar e Internacional do Ministério da Educação, na gestão do Ministro Fernando Haddad.
Atribuições
A Diretoria de Gestão tem como competência planejar, coordenar, executar e aprimorar as atividades relacionadas às gestões de pessoas, orçamentária e financeira e de recursos logísticos da CAPES.
No âmbito da gestão de pessoas, merecem destaque as ações de capacitação e requalificação profissional que englobam o apoio a cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu, de idiomas e de pequena duração, além de atividades de promoção à saúde e ao bem-estar, como campanhas de vacinação e de prevenção de doenças.
A gestão de recursos logísticos envolve contratações administrativas, gestão de pessoal terceirizado, gestão documental, administração predial, serviços de transporte e os procedimentos administrativos decorrentes das contratações finalísticas da Fundação.
No que concerne à administração orçamentária e financeira, a DGES coordena processos de elaboração, execução e monitoramento dos orçamentos da CAPES.