Banco de dados da CAPES será atualizado em breve
Exadata Oracle irá da versão Gen 1 para Gen 2
Nos dias 5 e 6 de agosto, a CAPES realizará uma atualização tecnológica em seu banco de dados, migrando do Exadata Oracle Gen 1 para o Exadata Oracle Gen 2.
Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação da CAPES (DTI), a atualização é essencial e representa um avanço no tratamento de dados da Fundação. A mudança trará benefícios tecnológicos, como melhoria de desempenho dos sistemas disponibilizados pela CAPES, redução de vulnerabilidades com consequente fortalecimento da segurança e maior potencial de crescimento no atendimento de demandas. Além disso, a capacidade de armazenamento será significativamente expandida e serão implementados novos recursos de automatização de rotinas para atualização de aplicações.
Durante o fim de semana em que ocorrerá a migração, poderá haver um período de interrupção de acesso aos sistemas, por até 8 horas. Nesse intervalo, se alguma página de acesso for afetada, será publicado um aviso de manutenção.
Adi Balbinot Junior, Diretor da DTI, destaca que a atualização “trará melhorias significativas nas operações e impulsionará a inovação na instituição. Para garantir uma migração tranquila, durante todo o processo, a DTI envolverá boa parte de sua equipe e contará com suporte especializado do fabricante”, destaca.